top of page
Buscar
  • Foto do escritorOdonto Brasília

Endodontia: tudo sobre essa especialidade!

Talvez essa palavra não seja muito familiar em seu vocabulário. Já o tratamento de canal possivelmente você já escutou, ou até mesmo precisou se submeter a esse tipo de tratamento. Mas vamos por parte, antes de falar mais sobre o tratamento de canal, vamos explicar sobre endodontia e o que ela faz.

O que é endodontia?


A endodontia é uma especialidade que trata da parte interna do dente, ou seja, a palavra endo quer dizer dentro/interno, já a palavra dontia significa dente. Endodontia envolve o tratamento de toda estrutura interna do dente, conhecida também como polpa dentária. Normalmente esse tipo de tratamento é feito por um especialista que é endodontista. Porém, dependendo da complexidade e gravidade, outros profissionais da área odontológica também são capazes de realizar.


Como é feito o tratamento de canal?


Como já falamos anteriormente, a endodontia é a especialidade que cuida do tratamento de canal, provavelmente esse tipo de tratamento já seja familiar para você. Mas você sabe como funciona?  Se não, não se preocupe te explicamos tudo por aqui.


O tratamento de canal funciona com a extração da polpa, que também é conhecida como tecido mole. Normalmente esse tecido pode estar inflamado, contaminado ou até mesmo “morto”, dependo do nível da inflamação. Após a remoção dessa infecção, o especialista preenche o canal com a obturação. Esse procedimento protege e previne a contaminação com outras infecções ou bactérias. Desta forma, é possível manter a funcionalidade e a aparência do dente.


O procedimento do canal, nem sempre é “resolvido” somente em uma visita ao dentista, por isso é importante consultar um especialista para entender o tempo e como conduzir corretamente o seu tratamento.


Por que fazer o tratamento de canal?


É sempre importante ressaltar que o primeiro passo antes de fazer o seu próprio diagnóstico, é procurar um profissional especializado. Geralmente o tratamento de canal é indicado quando o paciente possui uma cárie profunda ou quando existe algum tipo de lesão ou inflamação no dente. Nem todo dente que precisa do tratamento de canal já doeu algum dia. Às vezes é uma doença silenciosa e quando o paciente percebe já está perdendo o dente, principalmente dentes traumatizados.


Como saber que preciso fazer tratamento de canal?


Geralmente, os principais sintomas que mostram a necessidade de procurar por um endodontista são:


-Dor de dente persistente, principalmente ao ingerir alimentos frios ou quentes.

-Dentes escurecidos podem sinalizar sinal de infecção.

-Dificuldade no momento da mastigação, devido ao inchaço próximo ao dente.

-Aparecimento de bolhas ou pus de sangue ao redor do dente.

-Dores no maxilar ou na mandíbula, normalmente essa dor reflete a dor do dente inflamado e pode ocasionar dores de cabeça e até mesmo dores de ouvido.

-Exposição do nervo, quando existe alguma fratura no dente.


Tratamento de canal dói?


Com o avanço tecnológico, é bem difícil que você sinta dores durante o seu tratamento. Então fique calmo e procure por um profissional de confiança para que tudo seja feito com total segurança e conforto.


Quanto custa o tratamento de canal?


Esses valores podem variar muito de cada região, profissional ou empresa que presta esse serviço. Influencia também a gravidade do problema e qual é o dente que precisa ser tratado. Os valores normalmente caminham na faixa de R$ 200,00 e R$ 500,00.


Tratamento de canal  e traumas faciais


Os traumas faciais podem acontecer devido a diversas situações que vivemos em nosso dia a dia. Esses podem acontecer durante algum acidente de trânsito, uma queda, enquanto pratica algum esporte ou até mesmo durante algumas “brincadeiras” quando se trata de crianças.


Fratura de coroa


Quando ocorre esse tipo de trauma, a polpa do dente pode ser ou não exposta. Nesses casos normalmente o paciente relata dores fortes, quando existe exposição pulpar, como essa é uma região com nervos e vasos sanguíneos.


Caso aconteça com você a fratura da coroa e a quebra do dente, é importante proteger essa parte. Em algumas situações pode ser que seja necessário realizar o tratamento de canal.


Fratura de raiz


Em situações de fratura de raiz, a lesão pode ser vista somente por meio de uma radiografia. Por isso, é muito importante procurar por um dentista sempre que esse tipo de traumatismo acontecer.


Já em algumas situações, o tratamento pode ser mais demorado, já que a raiz é um local difícil de ser encontrado. É importante lembrar também, que se a fratura não for diagnosticada, o dente pode ficar sujeito a atuações de bactérias, causando a reabsorção óssea, o que pode levar a perda do dente mesmo que depois de algum tempo que tenha ocorrido à fratura.


Deslocamento dental


Em alguns casos, é possível que o dente afetado se desloque da sua posição. Nessas situações, pode acontecer a ruptura da irrigação sanguínea e também da inervação, levando assim a necrose e a reabsorção dentária com o passar do tempo.


Porque o dente escurece após um trauma?


Normalmente quando acontece um trauma, o dente pode sofrer algumas alterações, como mudança de cor, escurecimento da coroa dental, dor, inchaço e outras modificações. O escurecimento acontece a partir de uma necrose pulpar devido a interrupção do suprimento sanguíneo e nervoso da polpa dentária, o que da “vida” ao dente. Quando o dente é enfraquecido ele perde a sua hidratação, podendo ficar opaco e perder o brilho, apresentando assim o escurecimento com o passar do tempo.


Como retirar a mancha causada por um trauma?


Quando tratamos de manchas causadas por traumas, normalmente elas não somem sozinhas ou com o tempo. Quando ocorre o escurecimento é necessário que tenha a avaliação de um dentista para uma correção estética.


Os tratamentos recomendados são o de canal ou o clareamento dentário. No caso do canal, é recomendado para danos irreversíveis, já o clareamento é indicado para traumas menos agressivos e são feitos de forma interna.


É importante se atentar para alguns fatores, como há quanto tempo ocorreu o trauma ou o tratamento de canal, normalmente quanto mais tempo tiver, mais difícil fica para realizar o clareamento. Caso não seja possível o paciente realizar algum desses procedimentos, alternativas são indicadas, como facetas em resina composta, porcelana, ou materiais protéticos que também são eficazes para disfarçar o escurecimento.


O dente com trauma pode ser perdido?


O risco de perda é quando ocorre a necrose crônica. Essa necrose pode levar a uma grande área infectada, que em alguns casos mais sérios, afetam os tecidos de sustentação do dente. Em maior parte, o risco de perda é bem reduzido. Uma das maiores preocupações é o lado estético, é sempre importante consultar com seu dentista e fazer uma avaliação da situação para que seja indicado qual o melhor tipo de tratamento.


Quanto tempo de recuperação do tratamento de canal?


Essa recuperação depende muito do seu tipo de tratamento. Normalmente a recuperação é consideravelmente rápida, e em pouco tempo você já sentirá o alívio da dor e uma melhora significativa no desconforto que sentia. Porém, alguns casos podem levar um tempo maior para essa recuperação.


Matéria Retirada do site:clinicasoraldents.com.br

31 visualizações0 comentário
bottom of page