• Foto do escritorOdonto Brasília

Saúde bucal pode prevenir outras doenças

Estudos comprovam a relação entre doenças cardiovasculares e diabetes a outros problemas bucais

Pode soar como uma novidade, mas é fato: uma boca saudável reflete diretamente na saúde do organismo. De acordo com o dentista e membro do conselho da Uniodonto Porto Alegre Fábio Festugatto, não podemos pensar a questão de forma isolada, e sim com um olhar holístico:

— Tudo que ocorre na cavidade bucal pode interferir na saúde geral e influenciar o comportamento físico, psicossocial e familiar — explica.

Não a toa, há diversos estudos que comprovam a relação entre doenças cardiovasculares e diabetes a problemas bucais pré-existentes.

POR QUE ISSO ACONTECE?

Na odontologia, uma das doenças mais comuns são as periodontais, que causam a inflamação da gengiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gengivite chega a atingir 90% da po- pulação. Festugatto explica que essas bactérias que levam à inflamação podem entrar na circulação sanguínea e chegar a órgãos vitais, como o coração:

— Em casos mais graves, como nas periodontites, há uma reação de defesa do corpo e a formação de placas de gordura nos va- sos sanguíneos.

Um estudo recente do instituto do Coração da USP confirma que 45% das doenças cardíacas têm início na boca. entre elas, estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até o infarto. Já com a diabetes, a via é de mão dupla: tanto as pessoas que tem diabetes são mais propensas a desenvolver doenças gengivais, quanto quem tem doenças gengivais possuem maior dificuldade em manter o controle metabólico do diabetes.

— O controle glicêmico é mais difícil quando o paciente apresenta a periodontite — diz Festugatto.

Como esses tipos de problemas são muitas vezes silenciosos, o autodiagnóstico é difícil. Por isso, é tão importante ficar atento a sinais como sangramento, mau hálito ou falha entre os dentes. A busca pelo tratamento imediato evita outras doenças e garante o bem-estar. Já a melhor forma de prevenção é apostando na higiene bucal e evitando os fatores de risco: fumo, sedentarismo e má alimentação.

Uma pesquisa do instituto de estudos de Saúde de São Paulo mostra que quem não adere a um plano odontológico está mais propenso a descuidar da higiene bucal e desenvolver problemas.

A uniodonto é a maior rede de planos odontológicos do brasil, com 22 mil cirurgiões-dentistas, que atendem mais de 3 milhões de pessoas. Só no RS são mais de 1.200 dentistas que proporcionam atendimento de excelência. Não deixe de visitar o dentista regularmente, a sua saúde agradece. Matéria retirada do site: gauchazh.clicrbs.com.br

1 visualização0 comentário