Buscar
  • Odonto Brasília

Saúde Bucal: Cuidar dos dentes também contribui para uma vida saudável


Neste período de isolamento nada melhor para fazer do que cuidar de si mesmo. Pois bem, tem sido reforçada a importância da higienização, então que tal fazer disso uma extensão maior? Os cuidados com a saúde bucal também devem estar em dia, afinal não é porque não vai sair de casa que vai deixar de escovar os dentes também. A boa higiene bucal é vital para evitar uma série de problemas bucais como o mau hálito e a cárie. A prevenção é a única maneira de ter uma saúde bucal em dia, isso envolve mais do que apenas escovar os dentes, inclui também visitas regulares aos dentistas.


Esses profissionais ajudam crianças e adultos na escovação, uso do fio dental e ainda fazem um acompanhamento semestral para prevenir eventuais problemas Quem vai ao dentista com regularidade e segue as orientações em casa provavelmente terá menos chances de apresentar problemas bucais. Como diz a odontóloga Analu Buzanello: A saúde começa pela boca”, por isso cuide muito bem dela.


Quer uma motivação a mais para dar mais atenção a saúde dos dentes? Conheça alguns problemas que podem ser causados se não houver o devido cuidado:

Cárie: É a mais conhecida de todas, começa com uma mancha branca e se não tratada vai evoluindo até comprometer grande parte da estrutura dentária, muitas vezes necessitando de tratamento endodôntico (canal).

Gengivite: Sabe aquele sangramento quando passamos o fio dental? Pois bem, isso é um sinal de inflamação gengival, que se deixar evoluir vai causar a periodontite, esta que já é um comprometimento maior da estrutura de suporte do dente e pode levar a perda dos dentes, já ouviram falar a meu dente amoleceu e caiu do nada? Pode ter sido devido a periodontite.

Halitose: Ao contrário do que muitos pensam a halitose é em média 85% por causas orais, cáries, dentes fraturados, próteses pouco higienizadas, entre outros. Uma porcentagem menor é por problemas sistêmicos ou devido a alimentação.

Estes foram apenas alguns problemas bucais que podem surgir devido a má higienização. Para manter a boca saudável é preciso seguir uma rotina de cuidados que vão desde a escovação ao uso de fio dental e a escolha da escova para não machucar a gengiva. Não basta escovar os dentes de qualquer jeito e uso do fio é de extrema importância. “O uso de fio dental é fundamental porque a escova não entra nos pontos de contato dos dentes, e deve ser passado de maneira correta. Além disso, Analu aconselha adultos e crianças a evitarem os doces, mas como nem sempre é possível fugir das guloseimas, ela recomenda a escovação após a ingestão. “É preciso ter cuidado com a quantidade e frequência que se come o doce, pois isso pode afetar o Ph na cavidade bucal e na saliva favorecendo a presença de bactérias .

Todos esses cuidados são suficientes? Eles são de extrema importância, porém, tudo isso deve ser somado ao cuidado com o profissional. O paciente deve vir ao consultório dentário para fazer essa verificação, controle e limpeza no mínimo de seis em seis meses. É preciso aliar os cuidados em casa com o cuidado com profissionais da odontologia”, recomendou. Nessa época de quarentena faça sua parte e cuide bem dos seus dentes em casa, mas depois que essa fase passar que tal agendar uma consulta com seu dentista?

Matéria retirada do site:jornalceleiro.com.br


3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

© 2019 desenvolvido por Agência OX.