top of page
Buscar

Quais são as causas das aftas e qual o melhor remédio para tratá-las?



Só quem já teve uma afta sabe como isso pode ser extremamente incômodo e doloroso. Apesar de ser aparentemente inofensiva, essa pequena ferida na boca é uma das mais chatinhas de se lidar, isso porque ela pode afetar significativamente ações básicas, como a fala, mastigação e até mesmo a ingestão de certos alimentos e líquidos.


O problema é que as causas desse problema são bem variadas, o que torna bastante difícil de prevenir. Por isso, o melhor a se fazer é saber como tratar as aftas. Para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, conversamos com a dentista Sandra Regina. Veja o que ela nos disse!


O que é a afta e como essa ferida surge na boca?



Também conhecida como úlcera oral ou estomatite aftosa, a afta pode ser descrita como uma ou mais feridas doloridas na cavidade oral (mais especificamente na região da mucosa) e que pode atingir oro faringe (a parte da garganta logo atrás da boca), segundo a especialista.


“Trata-se de uma pequena úlcera não muito profunda, mas que costuma ser dolorosa e incomodar bastante, dificultando a ingestão de alimentos durante a dieta. Além disso, a afta pode ainda causar febre e cansaço em casos específicos”, revela.


Quais são as causas da afta?



É muito difícil apontar uma única causa para as aftas, porque elas podem ocorrer por diversos motivos. De acordo com a dentista, há lesões bucais que facilitam bastante o desenvolvimento desse quadro, como tratamento dentário (em especial os ortodônticos), escovação feita de forma inadequada, prática de esportes e até mesmo uma simples mordida na bochecha.


Além disso, quando o paciente possui algum tipo de sensibilidade alimentar, ele fica mais propenso a ter aftas se consumir chocolate, café, alimentos ácidos e cítricos ou condimentos.


“Carência de vitaminas e minerais, como ferro, ácido fólico, vitamina B12 e zinco também são possíveis causas, assim como alterações hormonais que ocorrem durante o período menstrual”, explica. Vale destacar que, geralmente, as aftas também podem estar relacionadas com o desequilíbrio do sistema imune do paciente, pois a baixa imunidade facilita a instalação de vírus e fungos na região da boca.


Como acabar com as aftas de forma segura?



Quando uma afta surge, o que a gente mais quer é tentar se livrar dela o quanto antes. Arde, dói e parece que a danada nunca vai embora. Então como tratá-las e acabar com esse desconforto? Uma medida simples e eficaz que pode ajudar bastante nessas horas são os bochechos feitos com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água.


Além disso, outro tratamento caseiro bastante utilizado é diluir um pouco de água oxigenada 10 volumes em água mineral e, em seguida, usar um cotonete para aplicá-la diretamente na afta. Mas atenção: nada de aplicar sal, água oxigenada ou bicarbonato de sódio puros diretamente na lesão. O sal, na verdade, não deve ser usado de jeito nenhum, mas tanto a água oxigenada quanto o bicarbonato de sódio precisam ser diluídos em água antes.



Casos mais complexos de aftas recorrentes ou em uma quantidade muito grande podem exigir uma consulta médica com o dentista. Depois de avaliar o quadro, podem ser indicadas pomadas específicas para aliviar as dores da região ou tratamentos feitos com laser de baixa potência.

1.368 visualizações0 comentário
bottom of page