Buscar
  • Odonto Brasília

Os principais alimentos que causam cáries



Uma das principais dores de cabeça para muitos pais e dentistas, as cáries são aqueles buracos que acometem os nossos dentes, sendo causadas por um ácido, que termina por corroer a estrutura dentária com o passar do tempo.


Esse ácido é derivado do consumo de amido e doces, que termina por dissolver os açúcares presentes nos alimentos ingeridos, acabando com os dentes e causando em danos terríveis, mas evitáveis.


Para continuar com a qualidade dos seus dentes, é sempre bom evitar os alimentos listados a seguir.


Alimentos causadores da cárie


Nº 1 - Balas duras

Como se pode imaginar, balas duras e açucaradas, que ficam na boca por bastante tempo ou quebradas em pedacinhos, danificam seriamente o esmalte e põem em risco a saúde da boca. As balas são repletas de açúcares, que se aderem aos dentes e levam muito tempo para se dissolverem, expondo gengivas e dentes a danos.


Nº 2 - Bebidas ácidas

Sucos, isotônicos e todos os refrigerantes (inclusive os dietéticos) são repletos de açúcares e ácidos – ou seja: más notícias para seus dentes.


Se você quiser beber outra coisa além de água, busque marcas que não tenham adição de açúcares ou tente acrescentar à água pura algumas frutas e verduras, como melancia ou pepino, para ter um sabor refrescante, mas menos nocivo. Também considere diluir o suco com água, para torná-lo menos prejudicial aos dentes.


Nº 3 - Bolo

Essa tentação, ou qualquer outro doce feito com muito açúcar, é um problema para os dentes. Doces grudentos são os piores inimigos, e até as frutas secas, como damascos, podem ser um perigo para o esmalte dentário.


Alimentos que se aderem facilmente ou que ficam presos entre a gengiva e o dente são difíceis de limpar e também permitem que os açúcares ataquem o esmalte. Limite o consumo de doces e, quando não resistir, tente escovar os dentes depois, para minimizar os danos.


Nº 4 - Massas

Alimentos com muito amido, a exemplo de massas, arroz e até tubérculos, como batatas, podem danificar os dentes, pois se metabolizam em açúcares, que, por sua vez, viabilizam junto com as bactérias a produção de ácido que desgasta o esmalte.


Nº 5 - Gelo

Chupar gelo ou outras substâncias duras pode quebrar o esmalte, expondo os dentes. Outros hábitos envolvendo a boca, como abrir garrafas e embalagens com os dentes, também devem ser evitados.


Nº 6 - Castanhas duras

Além da possibilidade de quebrar o esmalte, mastigar castanhas duras também pode danificar implantes dentários, dentaduras e aparelhos ortodônticos. Experimente comer castanhas em pedaços menores, em vez de inteiras, caso estejam especialmente duras, ou consumir esses alimentos de outras formas, como manteigas e pastas.


FONTE: https://www.listerine.com.br/caries-e-dentes-fortes/fique-longe-destes-6-alimentos-que-prejudicam-os-dentes

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo