top of page
Buscar

Os benefícios de uma boa mastigação

Atualizado: 8 de mar.

Uma mastigação adequada pode contribuir com a boa digestão, uma maior absorção de nutrientes e com o emagrecimento. Não é incomum ouvirmos pessoas mais experientes orientando crianças e adolescentes para que “comam com mais calma”, “mastiguem mais devagar” ou “mastiguem melhor”. Por trás dessa singela sabedoria, estão vantagens que vão além das normas de etiqueta. Mastigar de forma correta é, claro, além de escolher alimentos saudáveis, a primeira etapa do processo digestivo e de uma saúde mais equilibrada.

Quando realizada corretamente, a mastigação transforma os alimentos em pedaços menores, facilitando a digestão e ajudando a evitar problemas gastrointestinais. Com isso, uma série de funções do organismo são beneficiadas como, por exemplo, contribuir para que o nosso intestino absorva uma maior quantidade de nutrientes e energia. Além disso, a mastigação auxilia no processo de saciedade, contribuindo com o emagrecimento.

Mastigar adequadamente também evita algumas reações desconfortáveis oriundas da má digestão, como a azia, a dor abdominal, o refluxo, entre outros. A realização de movimentos inadequados ou uma mastigação muito rápida pode ocasionar problemas bucais e até alterações na arcada dentária. Sendo assim, é importante estarmos atentos ao modo que mastigamos e investigarmos possíveis problemas para corrigi-los.


Mastigação


Problema com a mordida


Um problema que pode acometer tanto jovens quanto adultos, é a mordida cruzada. Isso acontece quando os dentes inferiores cobrem um ou mais dentes superiores no ato da mordida. Também conhecida como mordida desalinhada ou maloclusão (é o contato irregular ou incorreto entre os dentes superiores e os inferiores), a mordida cruzada pode acontecer em vários lugares da boca.

Existem várias causas para a maloclusão, como a desarmonia entre o tamanho dos dentes e o tamanho dos maxilares, o hábito de chupar o dedo e/ou chupeta, a interposição da língua, a perda prematura ou ausência de dentes, além de outros.

A mordida cruzada pode apresentar uma variedade de sintomas, como dores de cabeça, dor na mandíbula e cárie dentária, além de poder afetar a aparência dos dentes e dos lábios. Outra consequência pode ser o bruxismo, que é o hábito de ranger e apertar os dentes. Também pode causar alteração do desenvolvimento facial, problemas na mandíbula e desgaste nos dentes.

Como tratar?

Normalmente, o tratamento da mordida cruzada envolve a ortodontia, abrangendo algumas opções de aparelhos ortodônticos. Outras formas de tratamento incluem o expansor palatino, o aparelho de tração extra bucal, a extração de dentes, as restaurações dentárias e a cirurgia. A visita periódica ao dentista pode contribuir para um diagnóstico precoce e uma melhor solução.


17 visualizações0 comentário
bottom of page