• Foto do escritorAna Pimentel

O que é e por que tratar os dentes pequenos?

O problema dos dentes pequenos é mais comum do que você imagina. Ele é causado pela desproporção entre a área dos dentes e da gengiva, que pode ser

resultado de crescimento ósseo e gengival excessivo, lábios pequenos ou coroa dos dentes pouco desenvolvida.

O problema está mais presente em mulheres e normalmente é definido por fatores genéticos, resultando no que os dentistas chamam de sorriso gengival alto.

Para quem não está satisfeito com o próprio sorriso, há opções de tratamento para esse incômodo, que pode impactar não apenas na estética e no emocional do

paciente, mas também na hora da mastigação dos alimentos.

Como corrigir o problema com 4 tratamentos?

Bom, você já entendeu como os dentes pequenos causam a impressão de desproporção na boca e no sorriso. Com a ajuda de um profissional, você pode

recuperar a harmonia da estética bucal. Existem 4 tipos de tratamento possíveis, desde a toxina botulínica até as novas lentes de contato e facetas de porcelana!

Acompanhe:

1. Lentes de contato Quando a pessoa apresenta desproporção entre o tamanho da gengiva e o dente, uma opção pode ser a aplicação do fragmento cerâmico ou de lentes de contato. O fragmento é uma peça protética parcial e a lente uma peça inteiriça. Ambos podem ser aplicados para aumentar o tamanho e alterar a aparência dos dentes e corrigem tanto o problema de dentes pequenos como as alterações causadas pelo bruxismo.

2. Faceta de porcelana As facetas nada mais são do que próteses feitas para melhorar a aparência do sorriso, podendo ser confeccionadas tanto em resina quanto em porcelana, porém, as peças de porcelana apresentam maior durabilidade e possuem melhor função estética. Podem ser colocadas em toda a arcada dentária ou apenas em dentes específicos e não são recomendadas em casos de bruxismo, dentes sobrepostos ou desatualizados (com risco de cair).

3. Toxina botulínica O nome é complicado, mas esse tratamento a base de “Botox” é muito usado para corrigir os dentes curtos. A toxina botulínica, que age diretamente na contração muscular, controlando a abertura dos lábios e evitando a exposição excessiva das gengivas.

4. Plástica gengival Conhecida como gengivoplastia, a técnica é feita a partir de procedimento cirúrgico. Após exame e indicação do procedimento pelo profissional adequado, a cirurgia é realizada na região da gengiva, que é remodelada para recuperar a proporção correta entre ela e os dentes.

Neste texto, você entendeu o que são os dentes pequenos, problema causado por uma falta de harmonia entre o tamanho da área dental e a gengiva e viu como o dentista pode ajudar a deixar o seu sorriso impecável com as 4 opções de tratamentos mais utilizados.

Agora que você sabe quais são as principais causas e os possíveis tratamentos para corrigir os dentes pequenos!