Buscar
  • Odonto Brasília

O que significa a coloração do seu dente? Descubra!




Muitas pessoas sonham com os dentes brancos, mas a verdade é que a nossa dentição pode ter inúmeras cores e, mesmo nos casos de clareamento, é possível que o dente nunca fique 100% claro. Mas, você já parou para pensar porque cada sorriso tem uma cor diferente?


A tonalidade de nossos dentes depende de sua cor intrínseca, influenciada em parte por nossos genes e nossa idade, combinada com manchas causadas pelo fumo, pela comida, pelas bebidas e até alguns medicamentos.


À medida que envelhecemos, nossos dentes também ficam cada vez mais amarelados, pois o esmalte começa a desaparecer, expondo a camada inferior, a dentina.


Manchas verdes

As manchas acabam se sobrepondo nos dentes amarelados. Alimentos como molhos à base de tomate e café deixam para trás compostos coloridos chamados cromogênios, enquanto bactérias e fungos podem causar manchas verdes, acinzentadas e com aparência peluda.


Essas manchas à base de alimentos e bebidas podem descolorir os dentes, mas não indicam que eles não são saudáveis. Você pode ter dentes brancos reluzentes e ainda ter infecções de gengiva ou cáries. Ao mesmo tempo, você pode ter dentes perfeitamente saudáveis que são brancos, amarelados ou até amarronzados.


'Pontos escuros'

Existe até mesmo um tipo de mancha que alguns pesquisadores acreditam que possa proteger nossos dentes contra as cáries. Parece uma borda escura, às vezes observada na linha da gengiva, ou uma série de pontos escuros. É conhecida como "mancha preta".


Embora sua causa venha sendo debatida há mais de um século, o entendimento médico é de que se trata de um tipo especial de placa formada por cálcio, fosfato, várias bactérias e uma combinação de ferro e cobre, o que dá origem à cor preta.


Curiosamente, alguns estudos - mas não todos - descobriram que crianças com manchas pretas são menos propensas a ter cáries. Acredita-se que os micróbios presentes ali podem servir como proteção.


É claro que, em alguns casos, a descoloração pode indicar apodrecimento ou outra doença. Por isso, é recomendável que as manchas sejam verificadas por um dentista.


Mas, assim como os dentes brancos não são necessariamente saudáveis, os manchados também não são necessariamente ruins. Então, o que acontece se você ainda quiser dentes brancos reluzentes, independentemente do que dizem sobre sua saúde?



6 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • Instagram

© 2019 desenvolvido por Agência OX.