Buscar
  • Odonto Brasília

Fio dental vs Fita dental. Você sabe a diferença?




A limpeza do espaço entre os dentes é um hábito fundamental para a saúde dental, que muitas vezes cai no esquecimento. Felizmente, existem muitos produtos de limpeza interdental no mercado, e escolher um que atenda às suas necessidades ajudará você a implementar esse tipo de limpeza em sua rotina diária. Normalmente, os profissionais de odontologia recomendam o uso de fita ou fio dental, mas qual produto é o mais adequado para seus dentes e hábitos de limpeza interdental? Fio dental vs. fita dental Fio dental e fita dental são produtos de limpeza interdental que limpam as superfícies entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), o fio dental é um fio fino de monofilamentos de plástico trançados ou filamentos de nylon. A fita dental é muito parecida com o fio dental, mas, como explica o Florida Developmental Disabilities Council (FDDC), é mais larga e mais plana do que ele. A decisão de usar fita ou fio dental depende de qual produto é a mais eficaz na limpeza entre os dentes e qual é mais fácil de usar, na sua opinião. Para pessoas cujos dentes são bem juntos, o Hospital de Winchester recomenda o uso de fio ou fita dental encerados. Algumas pessoas também podem achar difícil manusear o fio dental fino, especialmente se tiver dedos grandes. Nesse caso, o FDDC recomenda o uso da fita dental.





COMO USAR A FITA OU FIO DENTAL?

O procedimento para fazer a limpeza entre os dentes com fita ou fio dental é o mesmo. Como a ADA demonstra, siga estes passos:

  • Corte um pedaço de fio ou fita dental de aproximadamente 40 centímetros de comprimento.

  • Enrole uma das extremidades do fio ou fita em volta de um dos dedos médios.

  • Faça o mesmo com a outra extremidade no outro dedo médio.

  • Segure o fio ou a fita com o indicador e o polegar de cada mão para controle.

  • Insira o fio ou a fita dental no espaço entre dois dentes e enrole-o na base do dente, formando um arco.

  • Com um movimento de serra, para um lado e para o outro, passe delicadamente o fio ou a fita dental, deslizando para cima até sair do espaço interdental.

  • Desenrole um pequeno pedaço de fio ou fita dental de uma mão e enrole-o na outra, para utilizar um pedaço limpo no próximo dente.

  • Repita o movimento na superfície do dente oposto, invertendo a direção do arco.

  • Insira o fio ou a fita dental entre os próximos dois dentes e limpe as superfícies da mesma maneira. Repita esse procedimento para todos os espaços interdentais.

O produto de limpeza interdental escolhido não é tão importante quanto o ato de usá-lo. O uso do fio ou fita dental remove a placa bacteriana entre os dentes, mas se a placa não for removida regularmente, ela pode se transformar em uma substância dura chamada tártaro, que somente os profissionais de odontologia conseguem remover. Se isso acontecer, sua gengiva pode inchar e sangrar, como explica a ADA. É por isso que a ADA recomenda usar o fio ou a fita dental uma vez por dia. Você pode usá-los antes ou depois de escovar os dentes ou a qualquer momento que for mais conveniente. Escolha do produto de limpeza interdental Se você tiver problemas para usar a fita ou o fio dental tradicional, há uma variedade de produtos alternativos, incluindo palito interdental, fio dental com haste, irrigador dental e pequenas escovas para limpeza entre os dentes, informa a ADA. As escovas interdentais são cilíndricas ou em formato de cone e vêm em vários tamanhos para que possam se adequar ao espaço entre os dentes. Existem também escovas especializadas para limpeza entre implantes dentários. Não permita que problemas com o uso de fio ou fita dental o impeçam de desenvolver ou manter bons hábitos de higiene bucal. Usar o fio dental uma vez ao dia ajuda a manter os dentes e a boca saudáveis e reduz o risco de doença periodontal e cárie. Se você escolher um limpador interdental e ele não funcionar da maneira que você esperava, peça orientação ao dentista e higienista dental e continue experimentando até encontrar um produto que se adapte a você e aos seus dentes. Não se esqueça de marcar o seu retorno com o seu dentista para ver se tudo está certinho e se você está fazendo o uso do fio dental da forma correta.



MATÉRIA RETIRADA DO SITE : colgatebrasil.com.br

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

© 2019 desenvolvido por Agência OX.