Buscar
  • Odonto Brasília

Estudo revela que problemas Bucais aumentam o risco de Covid em pessoas com problemas cardíacos

Um estudo conjunto feito pela Universidade do Cairo, no Egito, com membros da Academia Americana de Cardiologia, revelou que a má saúde bucal aumenta o risco de desenvolvimento da covid-19 na forma mais grave, em pacientes com problema cardíaco ou histórico de doenças cardíacas.


Para chegar neste resultado, os cientistas observaram quatro fatores: o estado de saúde bucal dos pacientes, a gravidade dos sintomas da covid-19 manifestados por eles, os níveis de proteína C reativa (que determinam quando há inflamação no corpo) e a duração da recuperação. Foram estudados 86 pacientes egípcios com com a covid-19 e doenças cardíacas confirmadas por exames laboratoriais


A descoberta ainda levou em conta o contexto de que a cavidade oral é um reservatório com grande potencial para patógenos respiratórios. Além disso, também foi levado em consideração estudos passados, que já relacionavam a má higiene bucal com o aumento da inflamação pela covid e as doenças cardiovasculares. De acordo com o estudo, a gravidade da covid-19 nos novos resultados também foi associada a um tipo de resposta inflamatória.


Após a publicação dos resultados, a equipe de pesquisadores recomenda a melhoria das medidas de higiene na saúde bucal, especialmente durante o tratamento da covid-19, assim como a manutenção dos cuidados que já possui, com idas regulares ao dentista . Também que a saúde bucal deve fazer parte dos cuidados diários, assim como dos exames de rotina nos pacientes cardíacos podem ajudar na prevenção ou redução da gravidade da covid.


Fonte: CNN

1 visualização0 comentário