• Foto do escritorAna Pimentel

Enxaguante bucal: como escolher o melhor (e como usar)

O uso de enxaguante bucal é muito importante para manter a saúde da boca, pois previne problemas como cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito, favorecendo um hálito refrescante e dentes mais bonitos. Estes produtos normalmente apresentam composições diferentes, com ou sem álcool, fluoretado ou sem flúor, que se adequam às necessidades da boca de cada pessoa e, por isso, devem, sempre que possível, ser orientados pelo dentista, para que se consiga o máximo de benefício. O enxaguante deve ser utilizado sempre depois da escovação, fio dental e raspagem da língua, já que a boca tem que estar livre de placa e impurezas para o produto agir. Além disso, como existem inúmeras marcas deste produto, é importante verificar se a marca tem aprovação da ANVISA e conferir no rótulo os princípios ativos contidos na composição. Como escolher o melhor tipo Existem diversas opções de enxaguantes bucais, com diferentes princípios ativos e modos de ação e eficácia. Para saber escolher o melhor enxaguante, é importante saber para que serve cada um dos principais ingredientes: Com álcool: o álcool é um componente utilizado para a diluição dos produtos do enxaguante bucal e devem ser seguros para o consumo. Entretanto, é preferível que este tipo de enxaguante seja evitado, pois causa agressões à mucosa oral e desgaste do esmalte dentário, além de poder desequilibrar o pH bucal, o que pode deixar os dentes amarelos e ressecar a língua; Sem álcool: opções de enxaguantes sem álcool utilizam outros tipos de produtos para a diluição dos princípios ativos, que não ardem, ou maltratam a boca, podendo ser usados com uma maior segurança; Com flúor: os produtos fluoretados são ideais para as pessoas com cáries, devendo ser utilizados 1 vez ao dia para combater a proliferação das bactérias, sendo também úteis para diminuir a sensibilidade nos dentes das pessoas com este problema; Antisséptico, como o gluconato de Clorexidina: o enxaguante antisséptico é o mais indicado para quem tem mau hálito, já que é capaz de eliminar as bactérias que causam o cheiro desagradável na boca. Também são ideais para quem fez ou ainda fará uma cirurgia, pois reduz os riscos de se contrair uma infecção. Entretanto, este tipo de antisséptico deve ser usado por apenas 1 semana, conforme indicação do dentista, pois como é potente, pode causar danos e manchas nos dentes. A melhor forma de se garantir que se escolhe o melhor enxaguante bucal é consultar o dentista, que poderá indicar o melhor tipo, a quantidade de uso diário e por quanto tempo se pode usar. Como usar corretamente o enxaguante Para usar o enxaguante bucal corretamente deve-se fazer a higiene oral da seguinte forma: Passar o fio dental entre todos os dentes. Pessoas com dentes muito unidos podem usar a fita dentária porque é mais fina e não machuca; Escovar os dentes com escova e pasta de dentes com flúor durante, pelo menos, 2 minutos; Enxaguar a boca apenas com água para eliminar completamente o creme dental; Colocar o enxaguante bucal diretamente na boca e bochechar durante alguns segundos, se certificando de que o produto atinge todas as áreas da boca, cuspindo de seguida. Não se deve engolir o enxaguante bucal porque ele não é adequado para ingerir, além de que pode transportar microorganismos que estavam na boca, podendo prejudicar o estômago. É preciso usar enxaguante todos os dias? O enxaguante bucal não precisa ser usado todos os dias, já que as pessoas que mais se beneficiam são aquelas que passaram por algum procedimento cirúrgico bucal ou que têm alguma doença periodontal, como cáries, gengivite ou dentes sensíveis. Isso porque, apesar do efeito de potencializar a limpeza da boca, o seu uso em excesso pode agredir o esmalte dos dentes, facilitando a formação de manchas e ressecamento da mucosa oral. Cuidados para um melhor efeito Algumas dicas para que o enxaguante bucal funcione bem e não cause efeitos indesejados, incluem: Usar à noite, preferivelmente, após higiene bucal com escova e fio dental, para um efeito mais duradouro. Apesar de algumas pessoas usarem 2 vezes ao dia, usar apenas 1 vez ao dia é suficiente para higiene bucal adequada; Fazer o uso do fio dental e escovação correta dos dentes, pois apenas o uso de enxaguante não é suficiente para eliminar bactérias e impurezas. Confira quais são os passos para escovar os dentes corretamente; Não diluir o produto com água, pois apesar de ser uma estratégia usada por algumas pessoas para diminuir o ardor do enxaguante, altera e diminui o efeito dos princípios ativos; Pessoas que fizeram clareamento dental devem preferir enxaguantes transparentes e sem corantes, evitando que surjam manchas; Para crianças, o enxaguante bucal deve ser sem álcool e sem flúor, mas qualquer tipo está contraindicado antes dos 3 anos de idade. Pessoas que têm diabetes devem usar o enxaguante bucal apenas 1 vez ao dia, antes de ir dormir, porque o uso em maiores quantidades pode favorecer a boca seca, um sintoma comum nestas pessoas mas que pode se agravar devido ao uso do enxaguante bucal. O uso do enxaguante bucal é particularmente indicado se tiver cáries, placa bacteriana, gengivite ou se tiver realizado algum procedimento dentário como extração do dente ou cirurgia na boca, porque pode acelerar a cicatrização e a recuperação completa.