top of page
Buscar
  • Foto do escritorOdonto Brasília

Em tempos de fake news, cuidado com os mitos sobre a Odontologia



É necessário muita atenção com o que lemos na internet, principalmente com as dicas falsas que envolvem saúde. Você já deve ter lido títulos chamativos como “bicarbonato remove tártaro em 5 minutos”, “remédio caseiro para dor de dente”, “clareamento dental com carvão”, entre tantos outros que despertam curiosidade. Dra Lilian de O. Souza, dentista do Grupo Mais Sorriso, comenta que “desde antes da internet e suas receitas milagrosas, já corriam muitos boatos sobre a odontologia por aí. As técnicas limitadas e o medo da dor eram justificativas para que as pessoas visitassem pouco os dentistas”. Mas, Dra Lilian explica que essa realidade ganhou uma dimensão diferente ao longo do tempo: “por um lado, as pessoas estão mais conscientes sobre a importância de cuidar da saúde oral, e por outro lado, há muitas informações erradas sendo espalhadas”, completa. Junto com a Dra Lilian, reunimos alguns pontos importantes sobre saúde oral. Fique de olho!


1) A troca de escova dental deve ser frequente? Verdade! – Já sabemos que escovar os dentes com força desgasta o esmalte, né? Por isso é recomendado trocar de escova de dentes a cada três meses, quando as cerdas já perderam eficiência. Se ficamos com uma escova muito velha, passamos a escovar os dentes com mais força. Péssima ideia.


2) A higienização noturna é a mais importante? Verdade! – O fluxo de saliva em nossa boca durante o dia tem um efeito protetor sobre os dentes. À noite, esse fluxo é bem menor e os dentes ficam vulneráveis.

3) Enxaguantes bucais limpam como as escovações? Mito! – Sem a escovação e o fio dental, enxaguante não adianta nada. Ele não alcança as cavidades dos dentes, permitindo que resquícios de comida fiquem acumulados.


4) Minha saúde bucal pode afetar a saúde geral do meu corpo? Verdade! Por exemplo, a infecção de um dente pode provocar uma endocardite (inflamação do coração), e em casos mais graves uma septicemia (infecção grave no sangue). O caminho contrário também é verdadeiro. Por exemplo, diabetes descompensado pode provocar gengivite.


5) Uma boa escovação precisa ser demorada? Parcialmente verdade! – Os dentistas recomendam 3 escovações por dia. É melhor que essas escovações sejam completas, tocando todos os dentes, escovando a língua, as bochechas, o céu da boca, e isso pode demorar um pouquinho né?


6) A perda dos dentes é consequência natural do envelhecimento? Mito! A perda dos dentes conforme o envelhecimento é consequência de traumas, predisposição genética e doenças que foram ignoradas ou mal tratadas. Com bons hábitos de higiene e cuidados bucais e visitas regulares ao dentista, é possível envelhecer com todos os dentes na boca.


7) Chiclete sem açúcar protege os dentes? Mito! – O chiclete sem açúcar é uma opção melhor, se comparado com o açucarado. Mas ele não traz nenhum benefício para sua saúde oral.


8) Corantes realmente escurecem os dentes? Verdade! – O esmalte dentário tem certa permeabilidade. Então sim, os corantes dos alimentos podem manchar nossos dentes. Você pode cuidar melhor da sua saúde bucal com essas informações. Mas atenção, as visitas ao dentista são a melhor opção para cuidar direitinho dos seus dentes. Agende uma avaliação na Clínica Odonto Brasília, vamos adorar receber você!

2 visualizações0 comentário
bottom of page