top of page
Buscar

Dicas de como cuidar da sua escova de dentes



A escova de dentes é a ferramenta primordial para todos os que realizam escovação correta dos dentes, no entanto o mesmo cuidado que temos com a nossa saúde bucal, não é o mesmo que temos com esse instrumento.


Por isso, é bom seguir alguns procedimentos que possam ajudar a ter essa precaução com as escovas de dentes.



Cuidados necessários com a escova de dentes


Faça a troca regularmente

A escova de dente deve ser trocada, em média, a cada 3 meses. Mas fique atenta, isso pode variar de acordo com a pressão exercida, qualidade da escova e número de escovações diárias.


Percebeu que as cerdas começaram a deformar? Sinal de que está na hora de fazer a substituição! Ah, a troca também é recomendada após gripes e resfriados. Isso porque fungos e bactérias podem se alojar na ferramenta e levar a uma nova infecção.


Mãos à obra! Na hora da escovação, os movimentos devem ser curtos, contínuos e sem muita pressão (para não machucar a gengiva), passando pela parte externa e interna de todos os dentes.


Ah, sem esquecer a língua, viu? Todo esse ritual deve levar, pelo menos, dois minutos. Mas vale ressaltar que a higienização só estará completa com o uso do fio dental, que deve ser feita, no mínimo, uma vez ao dia!


Aparelho = cuidado redobrado Quem usa aparelho deve prestar ainda mais atenção na força que se está colocando na escova, assim como na deformação das cerdas, que acontece mais rapidamente. As trocas em geral são mais frequentes.


Hoje em dia, também já existem escovas próprias para quem usa aparelho e os dentistas indicam o uso da versão com um único tufo, que ajuda na limpeza ao redor dos bráquetes.


Terminou de escovar? Agora, você tem uma tarefa! Após a escovação, é bem importante lavar o objeto com água e remover todos os resíduos de creme dental e sujeira.


Borrifar um pouco de antisséptico bucal também ajuda na higienização. E lembre-se também de lavar os protetores de cerdas com água e sabão neutro ou com o antisséptico bucal.


Qual a melhor maneira de guardar a escova de dente? Sabe aqueles estojos próprios para isso? Eles só são indicados para transporte, pois ambientes fechados facilitam a proliferação de fungos e bactérias!


No dia a dia, o ideal é que a escova seja guardada na posição vertical, para que a água não fique acumulada. E, se você costuma deixar sua escova no banheiro, é importante mantê-la o mais distante possível do vaso sanitário e colocar um protetor de cerdas com abertura para circulação de ar.



FONTE: https://capricho.abril.com.br/beleza/os-cuidados-que-voce-precisa-ter-com-sua-escova-de-dente/

5 visualizações0 comentário
bottom of page