Como limpar sua língua?

Você pode escovar os dentes três vezes por dia e até mesmo dar uma escapadinha para uma escovação extra após o almoço, mas até que você aprenda como limpar a língua, é bem possível que você não consiga se livrar da halitose persistente, ou seja, do mau hálito. Por isso, cada vez que você pegar o creme dental, tenha os seguintes hábitos de higiene bucal:

Técnicas de escovação da língua

Depois de ter feito uma boa escovação nos dentes, dê foco à sua língua. Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça.

A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco. Para remover esse acúmulo que causa odor, você pode usar uma pequena quantidade de creme dental para escovar cuidadosamente a parte de cima da língua. Comece pela parte de trás da língua, e depois vá escovando em direção à parte da frente, na abertura da boca. Você deve escovar toda a superfície superior da língua fazendo uma leve pressão, e depois termine enxaguando com água.

Limpador de língua

Você pode também optar pelo uso de um limpador de língua. Este instrumento é geralmente feito de um plástico flexível e macio que retira suavemente da língua aquela fina camada de detritos à base de muco. Lave o limpador de língua com água quente após cada uso.

Se sua língua ficar dolorida ou começar a sangrar, significa você está usando o limpador de língua com força demais. Vá devagar e com uma leve pressão. Concentre-se no centro da língua onde a maior parte das bactérias causadoras de odor ficam.

Com qual frequência devemos limpar a língua

Todas as vezes que você escovar os dentes e passar fio dental, termine sua rotina de cuidados dentários com uma limpeza da língua. No mínimo, limpe sua língua uma vez de manhã e uma vez à noite antes de deitar.

Ao usar enxaguante bucal após a limpeza de sua língua, o mesmo ajudará a hidratar a sua boca e matar as bactérias adicionais. Lembre-se, manter o hálito fresco vai além da escovação de rotina. Ter o hábito em prestar atenção em sua língua ajudará a manter seu hálito fresco.