Buscar
  • Odonto Brasília

Alinhador ‘invisível’ é alternativa para tratamento ortodôntico

O alinhador ‘invisível’ é uma alternativa ao alinhador ortodôntico convencional – o aparelho fixo, com bráquete, elásticos e fios. Trata-se de um dispositivo transparente e removível, personalizado, para correção ortodôntica.


Nesse sistema de tratamento, as placas devem apresentar um comportamento de elasticidade linear e resistência para desempenhar as forças leves e contínuas necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa.


Bem diferente dos modelos tradicionais, os alinhadores estéticos são um conjunto de placas transparentes removíveis com a finalidade de realizar a movimentação gradual dos dentes.


O ganho principal para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso.

Mais benefícios – A estética é bastante beneficiada com o uso de alinhadores transparentes, mas não é só isso. Eles trazem vantagens extras – para o paciente e para o dentista –, como: facilidade de remoção do aparelho para comer, praticidade para higienização (escovação e uso do fio dental) e possibilidade de se prever as etapas e estágios do tratamento pelo método de diagnóstico virtual.


Por poderem ser removidos, os alinhadores transparentes podem levar mais tempo que os aparelhos convencionais para alcançar bons resultados. Aproximadamente duas vezes por mês, o paciente recebe um novo conjunto de alinhadores. Essa ação é repetida até que os dentes estejam na posição correta.

Os alinhadores invisíveis afetam a forma de falar? Assim como qualquer aparelho ortodôntico, no começo, alguns fonemas podem apresentar alteração. Mas o organismo adaptará. Como os alinhadores não invadem o palato, a fala é facilmente adaptada. Para o dentista, qual é o pulo do gato nesse tipo de tratamento? Um dos grandes diferenciais do tratamento com alinhadores ortodôntico é o planejamento virtual. Esse sistema foi desenvolvido pela Align Technology, em 1998, nos Estados Unidos. Esse método de tratamento para promover movimentação ortodôntica foi o primeiro baseado exclusivamente em uma tecnologia tridimensional (3D).

Além disso, essa nova técnica incorporou tecnologia ao tratamento ortodôntico, com o auxílio de computadores e com o desenvolvimento de um software denominado Clin Check. As imagens 3D (virtuais) das maloclusões são manipuladas através desse programa computadorizado que produz uma série de estágios de sucessivas e pequenas movimentações dentárias.

Para cada um destes estágios são construídos modelos estereolitográficos, sobre os quais são confeccionados alinhadores transparentes fielmente adaptados às coroas dentárias. Esses alinhadores devem ser usados sequencialmente pelo paciente durante 14 dias, em média, por isso são numerados de acordo com a evolução do tratamento. A justaposição desses alinhadores transparentes e removíveis aos dentes, na correção das maloclusões, determina uma condição estética satisfatória e de favorável higiene bucal.

Matéria retirada do site: colgatebrasil.com.br


2 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

© 2019 desenvolvido por Agência OX.